segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Educação convoca servidores para abraço ao Atheneu


A Secretaria de Estado da Educação soma-se aos alunos, ex-alunos, pais e professores do Colégio Atheneu no abraço simbólico à tradicional escola, que está completando 178 anos de história. O ato está marcado para as 8h desta terça-feira, 20, e contará com a presença da secretária de Educação, professora Betania Ramalho, que convocou os servidores da Educação para participarem do “abraço”.

De acordo com a secretária, o governo havia planejado reformar o Atheneu e outras grandes escolas de Natal este ano, com recursos próprios, mas priorizou o pagamento do reajuste de 63,77% concedido aos professores, o que comprometeu a capacidade de investimentos da SEEC. “Considerando que os recursos para investimentos foram aprovados pelo Plano de Ações Articuladas – PAR, do governo federal, a reforma do Atheneu será realizada em 2013. A escola não é reformada há mais de 10 anos e precisa passar por uma verdadeira reforma, bem completa, o que exige um investimento muito alto.”

Betania Ramalho diz ainda que os problemas da escola vão além da infraestrutura. “Já estamos trabalhando também para melhorar o pedagógico. E nesse ponto precisamos do comprometimento total dos professores e da direção, pois a secretaria sozinha não é capaz de resolver os problemas de gestão da escola e gestão dos conteúdos curriculares, responsabilidade do corpo docente.”

Ela ressalta que em 2012, foram implantadas no Atheneu, em parceria com a Escola Agrícola de Jundiaí, da UFRN, 22 turmas do Pronatec, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego, do governo federal, atendendo a mais de 500 alunos da escola. Através dele, a Secretaria de Educação tem oferecido aos alunos do Atheneu cursos de inglês, eletricista predial, informações turísticas, atendente de nutrição, auxiliar administrativo, cuidador de idoso, agente de combate a endemias, operador de águas e efluentes, e técnico em guia de turismo. “A implantação desses cursos foi um passo importante para começarmos a reverter o quadro que encontramos no início da gestão”, destacou a secretária.

Betania Ramalho diz ainda que as conversas com a nova diretora da escola, Severina Targino, eleita no último dia 13 de novembro, já foram iniciadas. Estão sendo discutidas melhorias no processo de Ensino/Aprendizagem dos alunos do Atheneu e para isso é decisivo o envolvimento da direção, dos professores, alunos e familiares. “As escolas com os melhores índices de desenvolvimento da educação são as que apresentam as melhores práticas de gestão. A Escola Estadual Presidente Kennedy é um exemplo disso. Tem o melhor IDEB nos anos iniciais da rede estadual e ficou entre as seis melhores do país em gestão.”

“Vamos implantar um grande programa de resgate do prestígio do Atheneu. Aqui eu faço uma convocação para que, juntos, Governo do Estado, comunidade escolar, ex-alunos, entidades interessadas e sociedade em geral, possam contribuir para o resgate do valor histórico que o Atheneu tem para a Educação de Natal e do Rio Grande do Norte. A Secretaria de Estado da Educação está engajada nesse propósito, mas a luta é de todos, pois foram muitos os anos de abandono”, concluiu Betania Ramalho.