sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Estudante de Pau dos Ferros é 4ª finalista do RN na Olimpíada de Língua Portuguesa



O Rio Grande do Norte conquistou mais uma vaga na etapa final da Olimpíada de Língua Portuguesa, que acontece entre os dias 9 e 10 de dezembro, em Brasília. Desta vez, a vaga foi garantida pela estudante Eridiany Aparecida Gonçalves, da Escola Estadual Tarcísio Maia, de Pau dos Ferros. Orientada pela professora Kaline Shirley da Silva, ela foi selecionada na etapa regional de São Paulo, que sediou a categoria Memórias Literárias.

Eridiany é a quarta estudante a conquistar uma vaga na final da olimpíada. Uma semana antes, na regional Natal, categoria “Crônicas”, foi selecionada a aluna Larissa Rebeca Araújo e a professora orientadora Judileide Silva Morais, da Escola Estadual Teônia Amaral, de Florânia, Maria Klívia Melo e a professora Maria de Jesus Lima, da Escola Municipal Professora Nair Fernandes Rodrigues, de Assú, e o estudante Vinícius Henrique Silva, ao lado da professora Maria Liduina da Silva, da Escola Municipal Elisiario Dias, de São Miguel.

Agora, serão conhecidos os resultados de outras duas regionais. As etapas regionais das categorias “Poemas” e “Artigos de Opinião”, terão seus encontros realizados em Fortaleza (20 a 22/11) e Belo Horizonte (27 a 29/11), respectivamente. Alunos da rede estadual do Rio Grande do Norte também apresentarão seus trabalhos na disputa.

A Olimpíada de Língua Portuguesa desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. A cada biênio, nos anos pares, o projeto realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país.

Iniciativa do Ministério da Educação - MEC, e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - CENPEC, o projeto tem como parceiros o Conselho Nacional de Secretários de Educação - CONSED, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME, e o Canal Futura.

Educação divulga resultado da matrícula antecipada para alunos com deficiência



Já está disponível no SIGEduc o resultado das solicitações de matrículas para alunos com deficiência da rede estadual de Natal. Dos 188 estudantes inscritos para o ano letivo 2013, 77 estão ingressando na rede estadual de ensino, 17 solicitaram transferência de escola e 94 pediram renovação de matrícula, através do novo Sistema Integrado de Gestão da Educação.

Alunos, pais ou responsáveis devem acessar o www.sigeduc.rn.gov.br e verificar em quais escolas os alunos foram pré-matriculados. Em seguida, devem comparecer à escola selecionada, entre os dias 19 e 29 de novembro, para confirmar a matrícula com os documentos do estudante.

Os alunos menores de 18 anos deverão obrigatoriamente comparecer acompanhados dos pais ou responsáveis. São necessárias 3 fotos 3x4 (atuais), cópia do Registro de Nascimento ou RG e cópia do Comprovante de Residência, Histórico Escolar ou Declaração da Escola Anterior e laudo com a comprovação da Necessidade Especial.

Os estudantes com deficiência que já estão na rede e não realizaram a matrícula antecipada não devem ficar preocupados. A renovação da matrícula desses estudantes será feita de forma automática pelo SIGEduc. Em caso de dúvidas ou esclarecimentos, os interessados devem procurar a Subcoordenadoria de Educação Especial, da Secretaria de Estado da Educação, pessoalmente ou pelo telefone 3232.1454.

A subcoordenadora de Educação Especial da SEEC, professora Márcia Pinheiro, ressalta que a matrícula antecipada para os alunos com deficiência do interior continua ocorrendo. “Para as cidades do interior o calendário é diferenciado e as matrículas continuam ocorrendo de forma presencial até o dia 22 de novembro. Isso porque o SIGEduc está sendo implantado experimentalmente em Natal e deverá chegar às demais regiões no ano que vem.”