quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Comunidade escolar participar do IV Fórum Estadual de Conselheiros Escolares



A Secretaria de Estado da Educação reuniu pais, alunos, professores, funcionários e gestores de escolas em seu IV Fórum Estadual de Conselheiros Escolares. O evento ocorreu nesta quarta-feira (14), no Praiamar Hotel, e teve o objetivo de estimular a comunidade escolar para compreensão das vinculações do fazer pedagógico com as demais práticas sociais. Representantes das 16 Diretorias Regionais de Educação – DIRED, participaram das discussões.

Sobre a democratização da gestão da escola, um dos pontos essenciais do debate, a professora Elizabeth Jácome, fez questão de associar a participação dos principais interessados com a qualidade de ensino. “O objetivo maior da educação é o aprendizado, e quando conseguimos envolver pais e estudantes, isso provoca uma melhoria do ensino”.  Elizabeth fez referência ainda ao resultado das eleições para diretores das escolas estaduais, divulgado esta semana, como processo democrático na gestão escolar.

Palestrante do fórum, o secretário-adjunto da Educação do Estado, professor Joaquim Oliveira, disse que o momento de gestão democrática na educação por qual passa o estado é histórico e passa pelo cuidado com as novas gerações. “Precisamos refletir sobre o futuro dos jovens que estão se perdendo, e uma forma de solucionar a falta de perspectiva na vida deles é envolvendo-os com as atividades participativas na escola”, disse.

Entre os temas discutidos no fórum estiveram “Como Construir e Desenvolver os Princípios de Convivência Democrática na Escola” e “O poder Compartilhado na Escola: Como Construir uma Cultura de Participação?”. Além disso, foram apresentadas experiências de sucesso de conselhos escolares em prol do Ensino-Aprendizagem como o da prefeitura de Fortaleza.