quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Natal sediará encontro regional da Olimpíada de Língua Portuguesa



Entre os dias 5 e 7 de novembro, Natal sediará o encontro regional da Olimpíada de Língua Portuguesa. O evento acontecerá no Hotel Imirá, na Via Costeira, para os 125 finalistas regionais da categoria Crônica do prêmio nacional.

Nessa categoria, o Rio Grande do Norte será representado por 16 finalistas, entre os quais, dois são da rede estadual de ensino. Com o título de Poluição eleitoral, a aluna Maria José Barbosa, da Escola Estadual Maria de Lourdes Bezerra (Macau) e Larissa Rebeca de Araújo Nobre, da Escola Estadual Teonia Amaral (Florânia), com o título “O sábado na minha cidade”, vão apresentar seus trabalhos.

Já as categorias Artigo de opinião, Memórias Literárias e Poemas, vão ter seus encontros em Belo Horizonte, São Paulo e Fortaleza, respectivamente. Alunos da rede estadual de ensino também serão finalistas nessas categorias com os seguintes trabalhos:

Belo Horizonte: 27 a 29/11 – Artigos de opinião
“Metrópole do futuro: Estamos preparados” – Diego Sousa Guimarães da Escola Estadual Ainda Ramalho Cortez Pereira (Mossoró).
“Natal: Noiva do sol, amante da Prostituição” – Taiana Cardoso Novais da Escola Estadual José Fernandes Machado (Natal)
“Turismo: benéfico ou maléfico?” – Liana Dantas de Medeiros da Escola Estadual Prof. José Mamede (Tibau do Sul)
“Lazer em Cruzeta: uma necessidade básica” – Jakeline Suzana de Medeiros da Escola Estadual Joaquim José de Medeiros

São Paulo: 12 a 14/11 – Memórias Literárias
“O tecer de uma história” – Letícia Heloísa Alves da Escola Estadual José Fernandes Machado (Natal)
“Marcas Pauferrenses -  Eridiany Aparecida Gonçalves Freire da Escola Estadual Tarcísio Maia (Pau dos Ferros)

Fortaleza: 20 a 22/11 – Poema
“Coração Carnaubense” – Ana Caroline de Medeiros Dantas da Escola Estadual João Henrique Dantas (Carnaúba dos Dantas)
“”Lugar onde vivo” – Renata Heloíse Tomaz Santos da Escola Estadual Prof. Tertuliano P. Filho (Barcelona)

Após seleção dos 125 concorrentes de cada categoria, 38 serão selecionados para a etapa final em Brasília nos dias 9 e 10 de dezembro.  A novidade é que os professores orientadores poderão participar da premiação com a categoria especial de relato de experiência dos trabalhos finalistas. Os interessados devem enviar seus relatos em até 24h antes de cada etapa específica no link  http://www.escrevendo.cenpec.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1052:relato-de-pratica-o-que-escrever-como-escrever&catid=54:orientacao-para-relatos

Sobre a Olimpíada
 A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A cada biênio, nos anos pares, o projeto realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país.

Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.