sábado, 27 de outubro de 2012

Secretária conhece projetos do RN Ciência


A secretária de Educação, professora Betania Ramalho, conheceu de perto os 48 projetos de iniciação científica dos alunos da rede estadual, apresentados durante a Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura - CIENTEC, da UFRN. Intitulado RN Ciência, o projeto ocupou pavilhão organizado pela Secretaria de Estado da Educação e reuniu estudantes e professores das 16 Diretorias Regionais de Educação - DIRED.

De acordo com o presidente da Comissão Organizadora do RN Ciência, Edmilson Simplício, os projetos selecionados para a CIENTEC, foram submetidos a avaliadores da secretaria sob critérios de capacidade criativa, pensamento científico, minunciosidade, habilidade, clareza e valor espetacular relativo, geralmente utilizados em feiras da área.

Esse é o segundo ano que os alunos do Estado participam da CIENTEC, através da Mostra de Iniciação ao Conhecimento Científico, Tecnológico e Cultural, RN Ciência. Nessa edição, além do pavilhão com os projetos científicos, houve um segundo pavilhão para apresentações culturais de estudantes da rede, e um auditório com capacidade para 100 pessoas, onde serão oferecidas palestras e oficinas pedagógicas para professores e alunos.

Aluno da rede estadual se destaca em Prêmio de Literatura da COSERN


O estudante Miguel Franco da Silva, que cursa a 2ª Série do Ensino Médio, da Escola Estadual Professor José Fernandes Machado, de Natal, ficou em 3° lugar no VI Prêmio COSERN de Literatura de Cordel, promovido pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte.

A premiação aconteceu durante a Feira de Livros - FLIQ, que funcionou com vários stands na Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura - CIENTEC, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Miguel Franco recebeu 200 reais em dinheiro e um troféu pelo Cordel: Direito do Cidadão, dever de Cidadania.

O tema do Prêmio COSERN de Literatura de Cordel deste ano foi : O que é ser Cidadão.

Alunos da rede estadual se apresentam no pavilhão cultural do RNCiência



A Mostra de Iniciação ao Conhecimento Científico, Tecnológico e Cultural - RN Ciência, que reuniu alunos da rede estadual de ensino na Cientec, da UFRN, também contou com uma série de apresentações artísticas no pavilhão cultural.

Danças populares, como Coco de Roda, Pau Furado, Coco Zamê, Capoeira, Caboclinhos, Pastoril e Boi Calemba, tiveram espaço. Entre os participantes, alunos das escolas estaduais de Bom Jesus, escolas municipais, grupo da Maior Idade, PETI, ProJovem e grupos quilombolas de Grossos.

Houve ainda Sarau da Primavera, com estudantes da Escola Estadual Almirante Newton Braga, grupos de Capoeira e Taekwondo, da Escola Estadual Potiguassu e apresentação da banda da Escola Estadual Dulce Wanderley.

Governadora entrega prêmio de Concurso de Redação para alunos da rede estadual de ensino



A governadora Rosalba Ciarlini recebeu os alunos da rede estadual de ensino que ganharam o Concurso de Redação "Comandante Geral e Governador do Estado por um dia", realizado em parceria com o PROERD e o RNVida. O objetivo do concurso foi fortalecer a prática da escrita e trazer mais conhecimento sobre as responsabilidades das duas funções abordadas.

Os alunos vencedores escreveram uma redação falando o que fariam pelas crianças se eles fossem Comandante Geral da Polícia Militar ou Governador do Estado por um dia. Dentre os assuntos abordados, os estudantes escreveram sobre educação, saúde e segurança pública. Os ganhadores foram: na função de Governadores, Lucas Daniel Lopes da Silveira, da Escola Estadual Alfares Tiradentes, e a aluna Kettyane do Nascimento, da Escola Estadual Maria Queiroz; e no papel de Comandantes, Alison Ranier Araújo, da Escola Estadual Gal. A. V. Rocha, e Cleciane Meiry, da Escola Estadual Alfredes Tiradentes.

Os estudantes premiados receberam certificado, camisas do programa RNVida e fizeram uma visita ao Gabinete da governadora Rosalba Ciarlini, que ressaltou a importância do esporte para os jovens. Na ocasião, a aluna Kettyane do Nascimento entregou um abaixo assinado solicitando a construção de uma quadra para a Escola Estadual Maria Queiroz, no bairro de Felipe Camarão. “A aluna entrou em um assunto importantíssimo que é o esporte, com ele vários jovens conseguem seguir por um caminho melhor”, disse a Governadora.

Durante a premiação, Rosalba parabenizou o trabalho desenvolvido pela Tenente Coronel PM Margarida Brandão no PROERD. “Agradeço a Coronel Margarida pelo trabalho realizado ao longo desses 10 anos a frente do PROERD. É fundamental a prevenção ao uso de drogas, pois é prevenindo que conseguiremos o nosso objetivo”, afirmou Rosalba Ciarlini.

Participaram do encontro a Coordenadora do PROERD/RN, Tenente Coronel PM Margarida Brandão, o Secretário de Segurança Pública e da Defesa Social do RN, Aldair da Rocha, o Coronel PM Francisco Canindé de Araújo Silva, a Secretária Executiva do Gabinete Civil do Governo do Estado, Sonali Rosado, além dos instrutores do PROERD, professores e familiares dos alunos.

Educação participa das comemorações de aniversário da governadora



Os servidores da Secretaria de Estado da Educação também foram parabenizar a governadora Rosalba Ciarlini, pelo aniversário de 60 anos, nesta sexta-feira (26). Ao lado da secretária Betania Ramalho, do secretario-adjunto, Joaquim Oliveira, do subsecretário José Pereira Neto, coordenadores, subcoordenadores, técnicos e professores do órgão abraçaram a chefe do executivo e comemoraram ao seu lado mais um ano de vida. As imagens são de Márlio Forte.