sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Governadora prestigia lançamento de matrículas através do SIGEduc



A governadora Rosalba Ciarlini participou na manhã desta sexta-feira (19), no auditório da Escola Estadual Edgard Barbosa, do lançamento da matrícula antecipada na Rede Pública de Ensino para os novos alunos com deficiência, que este ano contará com uma novidade. A partir de agora, os pais de alunos poderão solicitar a matrícula dos seus filhos através do novo Sistema Integrado de Gestão da Educação – SIGEduc, pela internet.

Customizado a partir do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA, da UFRN, o SIGEduc irá proporcionar mais agilidade e facilidade na hora da matrícula, além do acesso aos recursos e às informações relacionados à rotina escolar do aluno. O sistema já está implantado, desde 1º de outubro, em 112 escolas estaduais da capital, e a expectativa é de que até 2014 todas as 698 escolas públicas do Rio Grande do Norte tenham o novo sistema.

Durante a solenidade, a governadora Rosalba Ciarlini ressaltou o novo momento vivido pela educação do Estado através da implantação do SIGEduc, “vivemos um momento de transformação. O SIGEduc foi sonhado e construído, e agora, podemos dizer que demos um grande passo para fazer da Educação no RN um exemplo”, afirmou Rosalba.

“Estamos somando esforços para melhorarmos o Índice de Educação Básica do Estado colocando todos na escola e melhorando as condições das instituições de ensino. Já demos o primeiro passo, sendo pioneiros na Educação Básica”, disse a Governadora, reforçando o comprometimento do Governo do Estado com a Educação.

Além dos diretores das maiores escolas da capital, participaram do evento o presidente do Instituto Metrópole Digital da UFRN, Ivonildo Rego, o Pró-Reitor de Extensão da UFRN, Edmilson Lopes, e a Secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho, que ressaltou o potencial do novo sistema. “O SIGEduc está proporcionando uma revolução no sistema educacional. O próprio Ministério da Educação mostrou que acredita no programa e já estuda levá-lo para outros estados do país”, falou a secretária.

Os benefícios para os pais e alunos também foram lembrados por Betania Ramalho, “os pais, que antes sofriam com as filas para realizar as matrículas, agora contam com esse sistema, que além de identificar quantas vagas estão disponíveis em cada escola cadastrada, proporciona também o acompanhamento do desenvolvimento escolar do aluno. Saímos de um sistema arcaico para a modernidade e a comodidade”, reforçou a secretária.

Entre as principais vantagens do SIGEduc estão o aplicativo Diário de Classe para tablets, transparência e acesso aos dados escolares, mapa georeferenciado, com localização das escolas da rede por mapas e rotas de transporte coletivo escolar, dados sobre a vida escolar do aluno e perfil dos professores, por escola, organização das turmas de alunos por série e modalidades de ensino, vagas disponíveis por escola, reordenamento e enturmação de alunos e acesso ao Diário de Classe.

SIGEduc facilita a vida de estudantes com deficiência
A estudante de radiologia, Marcelania Bezerra, 26 anos, mãe do aluno José Vinícius, 7 anos, que cursa a 2ª série do ensino fundamental e tem deficiência motora, conta que através do SIGEduc pôde encontrar uma instituição de ensino equipada para recebê-lo. “O meu filho sempre estudou em escolas particulares, porém sempre sofria preconceito e nunca tinha a sua disposição uma estrutura ou assistência educacional adequada”, contou a estudante.

Através do SIGEduc Marcelania teve acesso a informações sobre todas as escolas estaduais da cidade e acabou optando pela Escola Estadual Presidente Kennedy para solicitar a matricula do pequeno José Vinícius. “Depois que conheci o projeto pedagógico do Kennedy, vi que o Estado tem condições de dar assistência a uma criança especial com toda estrutura e ensino voltado para ela. O mais importante foi que através do SIGEduc a busca foi rápida e sem peregrinação pelas escolas de Natal. Agora, a partir do próximo ano, meu filho poderá continuar a estudar, e o mais importante, recebendo um tratamento adequado”, afirmou Marcelania.

O endereço eletrônico para acessar o sistema é o www.sigeduc.rn.gov.br. Mesmo quem não está inserido na comunidade escolar pode conferir algumas funcionalidades, como a consulta às escolas por bairro, distrito ou município, consulta de unidades escolares próximas a sua residência, com a possibilidade de indicação de rotas para se chegar ao local, e visualização do mapa de unidades por todo o Estado. Para a população em geral, o SIGEduc também servirá de portal da transparência da Educação, onde futuramente serão publicadas informações do censo escolar, investimentos, reformas e construções, transporte e merenda escolar, entre outros dados.

Quem acessar o endereço ainda vai conferir o calendário detalhado de matrículas do SIGEduc para as escolas de Natal. Os novos alunos com deficiência devem se matricular entre 19 e 26 de outubro. Entre os dias 10 e 14 de dezembro, será aberto o período de renovação automática dos estudantes veteranos da rede estadual. Entre 14 e 16 de janeiro de 2013 será a vez da transferência automática dos alunos da rede estadual e municipal. Já a transferência por interesse próprio deve acontecer entre 18 e 21 de janeiro. Por fim, de 2 a 11 de fevereiro serão realizadas as matrículas dos novos estudantes. Lembrando que os alunos do interior terão um calendário diferenciado, para realizarem suas matrículas de forma presencial.