terça-feira, 9 de outubro de 2012

Educadores de Jovens e Adultos participam de seminário

A partir desta quarta-feira (10), diretores, técnicos das DIRED e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Fundamental e Médio da Educação de Jovens e Adultos, participam no Praiamar Hotel, em Natal, do Seminário Temático promovido pela Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria de Estado da Educação.

O evento acontece a partir das 9h e segue até a quinta-feira (11), com o objetivo de reduzir os índices de evasão e abandono nas turmas de EJA. “Além disso, iremos focar na garantia do acesso à matrícula em qualquer período do ano e no acolhimento e respeito à diversidade cultural e socioeducacional”, ressalta a subcoordenadora da Educação de Jovens e Adultos da SEEC, professora Ednaide Rêgo.

Ela fala ainda que o evento também irá discutir ações que promovam a retomada do potencial do aluno, que desenvolva suas habilidades e confirme suas competências adquiridas na educação extra escolar, para estimular sua permanência com êxito na escola.

A programação do seminário será aberta com a palavra do secretário adjunto de Educação, professor Joaquim Oliveira e as orientações para os grupos de Trabalho. Em seguida, terão início as atividades dos grupos de discussão. Na quinta-feira, haverá palestra com a professora Adriana Diniz, que irá falar sobre a Educação de Jovens e Adultos para o século XXI.

Inscrições abertas para o Prêmio Professores do Brasil

Estão abertas até o dia 27 de outubro o Prêmio Professores do Brasil, do Ministério da Educação. Instituído em 2005, o prêmio tem como objetivo reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras.

O concurso consiste na seleção e premiação das melhores experiências pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento por professores das escolas públicas, em todas as etapas da educação básica e que, comprovadamente, tenham sido ou estejam sendo exitosas no enfrentamento de situações-problema, considerando as diretrizes propostas no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.

O Prêmio Professores do Brasil na sua 6ª edição está dividido em duas categorias de premiação. A primeira categoria "Temas Livres" premiará até 4 professores em cada uma das subcategorias, sendo 1 por região geográfica do país: Educação Infantil; Séries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental; e Ensino Médio.

A segunda categoria "Temas Específicos" premiará até 4 professores em cada uma das subcategorias, sendo 1 por região geográfica do país: Educação Integral e Integrada; Ciências para os anos iniciais; Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e Educação Digital articulada ao desenvolvimento do currículo. As experiências apresentadas nessa categoria deverão estar articuladas às políticas ou aos programas do Ministério da Educação, conforme os critérios estabelecidos no Regulamento.

Os autores das experiências selecionadas pela Comissão Julgadora Nacional, independentemente de sua região e da categoria a que concorrem, receberão a importância de R$ 7.000,00 (sete mil reais), além de troféu e certificados expedidos pelas instituições promotoras do Prêmio.

As inscrições devem ser feitas através do site http://www.premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br.

Detentos e jovens sob medida socioeducativa devem participar do ENEM

Os detentos do sistema penitenciário estadual e os jovens sob medida socioeducativa, candidatos a vaga na Educação Superior ou à certificação do Ensino Médio, também podem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012.  A inscrição deverá ser feita pelo responsável pedagógico indicado por cada estabelecimento penal, entre os dias 15 de outubro e 5 de novembro.

Cada estabelecimento indicará um responsável pedagógico e firmará termo de compromisso e responsabilidade com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pela aplicação do Enem. A realização das provas acontecerá nos dias 04 e 05 de dezembro, nas próprias Unidades Prisionais e Socioeducativas.

Além de inscrever o participante, o responsável pedagógico acompanhará todo o processo do exame, até o acesso aos resultados obtidos por aqueles que fizerem as provas. Caberá ainda ao responsável pedagógico pedir a certificação ou a participação do inscrito no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do MEC, além do atendimento especial para os dias de provas.

Da mesma forma que o exame para o grande público, a inscrição para o Enem nas unidades prisionais será feita exclusivamente pela internet, na página eletrônica do Inep:
http://sistemasespeciais.inep.gov.br/unidadesprisionais/.
O responsável pedagógico deve indicar o número da unidade prisional ou socioeducativa e o cadastro de pessoa física (CPF) do participante.

No Rio Grande do Norte, a oferta da educação em prisões, desde a Alfabetização ao Ensino Médio, é realizada por meio da Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria de Estado da Educação. O trabalho é realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Ejustiça e Cidadania, atendendo em 2012, a 11 Unidades prisionais, incluindo 8 penitenciárias e 3 Centros de Detenção Provisória – CDP.

Gestores das Diretorias Regionais de Alimentação Escolar participam de capacitação


Teve início nesta terça-feira (09), no auditório Angélica Moura, a capacitação para diretores e supervisores das Diretorias Regionais de Alimentação Escolar (DRAE’s). O evento acontece até a próxima quinta-feira (11), para tratar da operacionalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Durante a capacitação, serão feitas explanações de técnicos da Secretaria de Educação, com palestras que vão desde as relações interpessoais no ambiente de trabalho, passando por alimentação saudável e higiene, até prestação de contas.

O Rio Grande do Norte conta hoje com oito Diretorias Regionais de Alimentação Escolar, distribuídas nos municípios de Natal, Nova Cruz, Santa Cruz, João Câmara, Caicó, Mossoró, Umarizal e Pau dos Ferros.

Alunos da rede estadual passam por último teste antes de serem escolhidos para o programa Jovens Embaixadores

Na manhã de sexta-feira, 05 de outubro, foi realizada, na sala de reuniões da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC), a última etapa de seleção do programa federal Jovens Embaixadores, que dará oportunidade, a um estudante da rede pública de cada estado brasileiro, de passar 22 dias em atividades de intercâmbio nos Estados Unidos, no próximo mês de janeiro.

A etapa final da seleção no nosso estado teve a participação de nove estudantes, que tiveram que passar por testes de proficiência em língua inglesa. Antes, eles tiveram que passar por outras sete etapas, que incluíram prova escrita e participação em trabalhos voluntários. Quatro avaliadores compuseram a comissão de teste oral.

Deberth Nascimento, de 18 anos, atualmente estudante de Comércio Exterior, participou do programa no ano passado, quando era aluno da Escola Estadual Nivaldo Monte, do município de Parnamirim. Ele esteve com os atuais candidatos para tranqülizá-los e ajudá-los a controlar o nervosismo: “Meu papel aqui, além de avaliador, é de conversar e passar para eles que todos são capazes. A gente conversa e descontrai um pouco
para que isso aconteça”, disse. Nos Estados Unidos, Deberth Nascimento desenvolveu atividades em escolas locais, como entrega de comida e cobertores, além de conhecer a cultura local e compartilhar um pouco de Brasil por lá.

Segundo a coordenadora do programa no estado, Vera Reis, o resultado final da última etapa será conhecido já na próxima semana. “Queremos que na segunda-feira já estejamos com os quatro finalistas escolhidos”, disse. Após esse período, caberá a embaixada dos Estados Unidos no Brasil fazer a escolha do representante do Rio Grande do Norte por meio de um dossiê enviado pela SEEC que conterá dados
específicos, como um relatório de atividades de cada um, com as provas escrita e oral. O escolhido irá para os EUA no dia 6 de janeiro, e lá passará 22 dias, realizando atividades estabelecidas pelo programa.

Sobre o programa
O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com setores públicos e privados de ambos os países, que beneficia, com uma viagem de três semanas nos Estados Unidos, alunos brasileiros da rede pública com excelente desempenho escolar, que falam inglês, pertencem às camadas sociais menos favorecidas, têm perfil de liderança e prestam serviço voluntário, sendo exemplos em suas comunidades.