segunda-feira, 27 de agosto de 2012

LUZ, CÂMERA, SOU CIDADÃO

A Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral vai abrir inscrições para o concurso de vídeos “LUZ, CÂMERA, SOU CIDADÃO”. Destinado aos alunos dos ensinos fundamental, médio e EJA das redes pública e privada do Rio Grande do Norte, o concurso visa o uso de tecnologias acessíveis aos alunos, como celulares e smartfones, para produção de pequenos vídeos amadores que abordem temas como "importância do voto, "combate à corrupção eleitoral" e "conscientização política".

Os 10 melhores vídeos serão hospedados no perfil da EJE no Facebook para votação dos internautas. Os vídeos mais votados serão premiados pelo TRE/RN, sendo o primeiro colocado premiado com um "Tablet". A ação tem por objetivo estimular a participação do adolescente no processo democrático e sua conscientização para o exercício da cidadania.

Não há limitação de vídeos por escola, nem por aluno ou seja, o aluno pode produzir e inscrever quantos vídeos quiser. A qualidade da produção não será o foco desse concurso e sim a mensagem a ser transmitida. As inscrições vão de 3 a 16 de setembro.

Todos os detalhes do concurso estão dispostos no regulamento.

Regulamento do concurso:
https://docs.google.com/file/d/0B9lKKGrb6XavTW9DWWVHWXdJWEU/edit?pli=1

Link da Fan Page do Facebook:
http://www.facebook.com/escolajudiciariaeleitoral.rn

Mais informações: 84 4006.5996 ou 8875.0853

Gestores participam de Curso de Formação Continuada

Com a eleição direta para a escolha dos gestores escolares, o Governo do Estado assume a responsabilidade de promover a formação continuada dos gestores. Para isso, a Seec realiza a partir desta terça-feira (28), até o dia 30 de agosto, a segunda etapa do curso de formação continuada dos gestores eleitos para o biênio 2012/2013.

A solenidade de abertura, marcada para às 9h, no Praiamar hotel, terá a presença da governadora Rosalba Ciarlini e da secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho. De acordo com a professora Elizabeth Jácome, responsável pela Coordenadoria dos Órgãos Regionais da Educação - CORE, da SEEC, o objetivo é ampliar a compreensão das vinculações do fazer pedagógico com a gestão e as práticas sociais, tendo em vista a relevância para a instituição de uma cultura de participação e de decisão colegiada dos rumos da escola.

“O desafio de consolidar uma educação democrática e de qualidade, que estimule uma consciência, aumenta as responsabilidades dos gestores envolvidos no processo educacional, bem como de toda a comunidade escolar. Nesse contexto, rigor e competência são exigidos aos educadores, em especial aos gestores, no papel de agentes transformadores da realidade social”, concluiu Elizabeth.


PROGRAMAÇÃO

28/08
9h – Abertura
10h30 – Conferência de abertura: O perfil do Novo Gestor Escolar, com a professora Drª Adriana Valéria Diniz
11h30 – Debate
14h – Palestra – Gestão de Pessoal: Teoria e prática, com o professor Joaquim Oliveira, secretário adjunto da SEEC.
15h30 – Grupos de Trabalho

29/08 
8h – Grupos de Trabalho
10h30 – Palestra: Relações Humanas e Ética no Ambiente do Trabalho, com o professor doutorando Jaime Biella, da UFRN
14h – Palestra: Análise dos Planos de Metas das Escolas – PME/2-12 – Foco no Ensino/Aprendizagem, com o professor Dr. Izauro Beltran, da UFRN
15h30 – Grupos de Trabalho

30/08 
8h – Grupos de Trabalho
10h30 – Palestra: Gestão do Patrimônio Público, com Dr. Rinaldo Reis
14h – Palestra: O Papel da liderança na implementação da Gestão Estratégica, com Fernando Antonio Sá Leitão, do SEBRAE
15h30 – Plenária dos Grupos de Trabalho

Etapa escolar da Olimpíada de Língua Portuguesa termina segunda (03)

Termina na próxima segunda-feira (03), o prazo para os representantes das escolas públicas do Rio Grande do Norte enviarem às Secretarias Municipais de Educação os trabalhos realizados pelos estudantes que irão concorrer nas etapas municipais da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

Após o prazo, a comissão municipal irá julgar os trabalhos entre 10 e 21 de setembro, que selecionará os candidatos para a etapa estadual. Por sua vez, a coordenação estadual terá até o dia 17 de outubro para apresentar os selecionados que irão disputar a etapa regional. Entre 7 e 28 de novembro, acontecerão os encontros regionais, para que se decida quais os representantes do Nordeste na etapa nacional, em Brasília, no mês de dezembro.

Para mais informações, bem como os critérios de seleção e regulamento basta acessar o site da olimpíada, no link http://escrevendo.cenpec.org.br, ou a página da coordenação regional do projeto no Facebook, http://www.facebook.com/olimpiadadelinguaportuguesaRN.

Sobre a Olimpíada
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

A cada biênio, nos anos pares, o projeto realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.

Educação promove encontro de incentivo à leitura



A Secretaria de Estado da Educação, por meio do Programa Nacional de Incentivo à Leitura, promove a partir desta terça-feira (28), o XVI Encontro do Proler. Com o tema “Memórias de Leitores Docentes: contribuições para a formação leitora”, a programação segue até a quarta-feira (29), no auditório Angélica Moura, envolvendo gestores, articuladores pedagógicos, professores, regentes de bibliotecas da rede pública de ensino, agentes da cultura e da leitura.

Segundo a coordenadora de Desenvolvimento Escolar da Seec, Isabel Pinheiro, o objetivo do encontro é fomentar práticas de leitura e escrita no ambiente escolar, através da produção de textos e pesquisas nas bibliotecas. “Além de resgatar, por meio de produções e socialização das lembranças literárias docentes, escritas e leituras que estimulam a capacidade de recuperar suas experiências de vida, verbalizando-as através de diversas formas de linguagem.”, completou a professora.

Ela diz ainda que essas ações irão proporcionar ao aluno um universo de novas descobertas na sua formação educacional, além de incentivá-lo nas atividades estudantis. “Trata-se assim, de resgatar o gênero discursivo, tendo em vista o incentivo e promoção da leitura e da escrita, como agente motivador na formação de leitores no espaço escolar, além de possibilitar o resgate da cultura, das tradições e vivências pessoais.”, concluiu Isabel.

PROGRAMAÇÃO

28/08
8h30 – Abertura
9h – Momento Cultural, com apresentação do Projeto Cafeteria Literária, da Escola Estadual Presidente Roosevelt
9h30 – Palestra – Memórias de Leituras dos Docentes: contribuições para a formação leitora, com a professora Drª Alessandra Cardozo Freitas, da UFRN
10h30 – Palestra – Memória, Atuação e Projeção. Uma reflexão sobre os 16 anos do Proler no RN, com o professor Joiran Medeiros da Silva

13h às 17h – Minicursos
- As memórias docentes como mediadoras na formação de leitores na escola, com a professora Drª Rejane Souza, da Codese
- A poesia como leitura de mundos: “Cante lá, que eu canto cá”, com a professora poetiza Maria Magna Costa Fernandes
- Aspectos formativos da literatura infantil e juvenil, com a professora Maria Alexandra de Oliveira

29/08
8h às 12h/13h às 17h - Continuação dos Minicursos

Reformas de escolas do Brasil Profissionalizado serão retomadas

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria de Estado da Educação esclarece que em decorrência do surgimento de serviços não contemplados na primeira planilha orçamentária, elaborada em 2009, e mediante a necessidade de reformulação do convênio com o FNDE/MEC, as escolas do Programa Brasil Profissionalizado, a exemplo das unidades Querubina Silveira, em Cerro Corá, Teônia Amaral, em Florânia, e Manoel Salustino, em Currais Novos, que estavam com reformas em execução tiveram suas obras paralisadas.

Apresentadas as novas planilhas, o aditivo foi aprovado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, em julho passado, com previsão de reinício das obras no próximo mês de setembro.

Natal, 27 de agosto de 2012

Betania Ramalho
Secretária de Estado da Educação e da Cultura