terça-feira, 21 de agosto de 2012

Professores tutores participam de capacitação do E-Proinfo


Onze professores de diversas partes do Rio Grande do Norte participaram na manhã desta segunda-feira (20) da capacitação do E-Proinfo – Ambiente Colaborativo de Aprendizagem - como tutores. Eles aprenderam como funciona o sistema para auxiliar os alunos que vão fazer o curso.

O E-Proinfo é um projeto idealizado pelo Ministério da Educação (MEC). Com a ferramenta, os professores tutores vão incentivar os alunos a postarem e compartilharem conteúdos, bem como tirar as dúvidas deles de como acessar o site; com o intuito de promover a qualificação em tecnologia digital para alunos do ensino médio da rede pública estadual de ensino.

A coordenação do projeto no Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEEC), mostrou aos tutores que, além de acesso a internet, na escola ou em casa, para acessar o sistema eles devem ter em suas máquinas os seguintes navegadores: Mozilla Firefox 4.0 ou avançado, Internet Explorer 8.0 ou superior, Opera ou Google Chrome. Sem contar que devem instalar o programa Adobe Reader para a apresentação de textos em PDF e o Flash.

Após esses procedimentos, o usuário, seja professor ou aluno, deve acessar o site http://www.e-proinfo.gov.br e realizar um cadastro por meio da inserção dos números do Cadastro de Pessoa Física (CPF) – sem pontos e traço – e-mail com letras minúsculas, foto de no máximo 500KB e senha entre seis e 15 caracteres.

Inseridos no sistema, os usuários podem utilizar as ferramentas como uma verdadeira rede social. A Universidade Federal de Goias (UFG) insere os conteúdos e os participantes podem compartilhar, fazer comentários, abrir fóruns, inserir vídeos e fotos e outras coisas mais que os jovens estão acostumados a fazerem nessas novas mídias.

Os alunos de 44 escolas participantes que se inscrevem vão ter esse treinamento dos tutores presenciais para iniciarem suas atividades no primeiro dia do mês de setembro. Até o final do ano, eles vão realizar as atividades de interação com os tutores a distância, que vão incentivá-los a estarem inseridos na forma de ensino-aprendizagem com as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC’s). Ao final do curso, os alunos vão receber certificado de participação.