segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Parnamirim, Caicó, Nova Cruz e Mossoró promovem etapas regionais dos Jerns


Continuam acontecendo pelo interior as etapas regionais dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNS). No último dia 10, foi a vez do município de Parnamirim, dar início às competições. Na regional, 53 escolas estão envolvidas, totalizando 2.092 atletas.

Já em Caicó, a abertura será no dia 17, às 17h, com os representantes de 53 escolas, que juntas inscreveram 2.154 atletas nos jogos. No mesmo dia, o município de Nova Cruz, faz sua abertura, com participação de 48 escolas e 1.759 atletas. Dois dias depois, será a vez de Mossoró dar início a sua regional, com o envolvimento de 99 escolas e 3.216 atletas.

Após as etapas regionais, os campeões dos esportes individuais e os campeões e vice dos esportes coletivos seguirão para a etapa final em Natal, que acontecerá no mês de outubro.

Secretária recebe visita de gestor norte-americano

A secretária de Educação, Betania Ramalho, recebeu em seu gabinete o Diretor de Liderança em Gestão Escolar de Escolas Americanas, Matew Vandeleur, para uma troca de experiências no processo de gestão do ensino no Brasil e nos Estados Unidos.

A visita é anual e faz parte de uma parceria existente entre a embaixada norte-americana, Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e secretarias estaduais para articular o Prêmio de Gestão Escolar, em que um representante de cada estado brasileiro irá aos EUA em dezembro conhecer o sistema de educação de lá durante 20 dias. O prêmio faz parte do Programa Brasil – Estados Unidos de Intercâmbio.

Na reunião, a secretária resumiu para Matew Vandeleur o quadro da Educação no Brasil e a diferença de investimento que existe entre as regiões Norte e Nordeste em contraposição ao Sul e ao Sudeste. Betania Ramalho enfatizou também o erro que se comete no Brasil em relação ao destino dos investimentos. “A lógica está invertida no Brasil. Existe muito investimento no Ensino Superior e pouco na Educação Básica. Temos que lutar contra isso”, disse ela.

Após ser apresentado ao Programa de Educação da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC), Matew Vandeleur, disse que ficou maravilhado com o empenho de professores da Escola Estadual Antônio Carlos, que conheceu em Caraúbas, e da Escola Estadual Ana Júlia Mousinho, em Natal. A ideia, segundo o norte-americano é trazer coisas novas às escolas sem deixar de manter as informações pertencentes à região.


Escola Estadual Ana Júlia Mousinho se destaca por atividades extraclasse

A Escola Estadual Professora Ana Júlia de Carvalho Mousinho, localizada no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, zona Norte de Natal, vive em constante processo de atividades que auxiliam o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

A escola tem um cursinho há cinco anos voltado para os concluintes do Ensino Médio, que buscam uma vaga no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Segundo a diretora, Maria José, no último certame, foram aprovados 21 alunos. “O cursinho funciona no período noturno e a sala é cheia. A turma é composta por alunos que estão terminando o Ensino Médio e os que já terminaram”, disse ela.

Além do cursinho, a escola tem uma TV, providenciada pelo professor Atemar Solon, que não mediu esforços para realizar a ação do Projeto Conquista, da Fundação Roberto Marinho. Para a produção, os próprios alunos realizam as matérias de divulgação de eventos na escola, que vão desde a pauta, passando pela reportagem e a finalização com a edição. Na mesma linha se faz a Rádio Escola, do programa Mais Educação.

A diretora confirmou também que existe a oferta de 20 bolsas de francês, vinculado ao programa Aliança Francesa. Este ano chegou do Governo Federal o recurso de R$100 mil para a climatização de cinco salas das escola, compra de equipamentos e de material didático.

Tudo pronto para abertura do CEMs da 1ª Dired

A abertura do Campeonato das Escolas Estaduais e Municipais da 1ª DIRED (CEMS) vai acontecer no próximo dia 16, a partir das 9h, no Centro de Atenção Integrada a Criança (CAIC) de Natal, no bairro de Lagoa Nova.

Cada escola participante de Natal, Extremoz, Macaíba e São Gonçalo deve enviar 10 alunos para participação na abertura. Estão envolvidas 97 escolas desses municípios competindo em 18 modalidades, totalizando 3.071 atletas.

Além do CAIC, as competições irão ocorrer na Faculdade Natalense de Ensino e Cultura (FANEC), Faculdade de Ciencias Cultura e Extensao do RN (FACEX), Aero Clube, Voley Clube, Xadrez Potiguar e praia de Areia Preta. Vale lembrar que as competições de atletismo e judô ocorreram antes da abertura, no último sábado (11), no CAIC.