sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Educação promove Seminário de Intercâmbio com gestor americano

A Secretaria de Estado da Educação promoveu neste dia 9, um Seminário de Intercâmbio, para destacar a vivência do Diretor de Liderança e Gestão das Escolas Americanas, Matew Vandeleur, que visitou escolas do Estado entre os dias 4 e 8 deste mês para trocar experiências. O norte-americano conheceu a realidade da Escola Estadual Antônio Carlos, em Caraúbas, e das escolas Francisco Ivo Cavalcante, Ana Júlia Mousinho e Presidente Kennedy, em Natal.

Em missão de Diretores Escolares Americanos ao Brasil, para uma troca de experiências no processo de gestão do ensino no Brasil e nos Estados Unidos, Mattew Vandeleur destacou que existe pontos em comum nas escolas visitadas. “A dedicação dos professores e o entusiasmo dos alunos é o mesmo. Para se ter ideia, uma menina na Escola Estadual presidente Kennedy disse que ela estuda no melhor lugar do mundo”, falou.

A visita do diretor escolar americano ao Brasil é anual e faz parte de uma parceria existente entre a embaixada norte-americana, Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e secretarias estaduais para articular o prêmio de Gestão Escolar, em que um representante de cada estado brasileiro irá aos EUA em dezembro conhecer o sistema de educação de lá durante 20 dias. O prêmio faz parte do Programa Brasil – Estados Unidos de Intercâmbio.

Concorreram ao prêmio de Gestão Escolar 2012 o diretor da Escola Estadual Carolino de Souza, de Jaçanã, Oton Mário de Araújo Costa; a diretora da Escola Estadual José Guedes do Rego, de Pau dos Ferros, Maria Edna de Souza; a diretora da Escola Estadual Presidente Kennedy, de Natal, Maria Gorete Nobre da Silva; e o diretor Amadeu Santana de Oliveira, da Escola Municipal Ana Assis de Medeiros, de Cruzeta.

A escola Terezinha Carolino de Souza, por exemplo, terá um representante nacional no parlamento juvenil da América do Sul, o aluno Ismael Romão dos Santos. Ele viajará no final do mês à Colômbia, para discutir ações de desenvolvimento em educação que ele pode trazer para sua escola, sua cidade e para o Rio Grande do Norte com um todo. A escola também diminuiu em números apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) os índices de reprovação nos últimos dois anos. O trabalho é fruto da gestão focada em participação da direção e inserção de trabalhos em nível estadual.

Apesar das dificuldades apresentadas no desenvolvimento de atividades nas escolas estaduais, a secretária de educação, Betania Leite Ramalho, considera que as escolas finalistas já são vencedoras devido ao esforço que se faz. “Há muita competência dentro das escolas. Com a implementação do SIGAEduc os talentos poderão ainda ser mais identificados em cada atividade desenvolvida”, concluiu.




Danilo Bezerra será recebido pela governadora Rosalba Ciarlini

O Agente de Leitura do Programa Nacional de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, Danilo Bezerra Vieira, 18 anos, vai ser recebido nesta sexta-feira (10), pela governadora Rosalba Ciarlini. Ele é o fundador da Biblioteca Comunitária Presidente Juscelino Kubitschek (BCPJK), localizada no município de Almino Afonso, no Sítio Três Altos, e foi destaque desta quarta-feira (08), do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo.

Em outubro de 2011, a BCPJK passou a integrar ao Arca das Letras, programa coordenado no estado pelo Governo do RN, através da Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara). Como agente de leitura, Bezerra tem realizado um importante trabalho na zona rural de seu município, contribuindo para que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento.

De acordo com Bezerra, além do acervo bibliotecário do Arca das Letras, composto por livros técnicos, didáticos e infantis, a biblioteca BCPJK dispõe ainda de mais 1.378 diferentes títulos de livros, beneficiando 130 pessoas na comunidade.

A BCPJK foi fundada por Danilo Bezerra em 2008 com o intuito de inserir na comunidade a prática da leitura e o incentivo à educação.

Arca das Letras
Criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em 2003, o programa Arca das Letras promove o acesso à leitura por meio da implantação de bibliotecas nas comunidades rurais brasileiras. Atende famílias de agricultores, assentados da reforma agrária, pescadores, quilombolas, indígenas e populações ribeirinhas.

Governadora encerra Semana do RN com entrega de comendas


Dia de comemorar a Educação e a Cultura. Nesta sexta-feira (10), a governadora Rosalba Ciarlini encerra a programação da Semana do RN, com a entrega da Comenda do Mérito da Educação a estudantes, professores, gestores, artistas e instituições que se empenharam pelo desenvolvimento da Educação e da Cultura no Rio Grande do Norte no último ano. Participam do evento, que será realizado a partir das 15h, no auditório da Secretaria de Estado da Educação, a secretária de Educação, Betania Ramalho, e a secretária extraordinária da Cultura, Isaura Amélia Rosado.

Serão feitas homenagens a ex-estudantes da rede estadual, como o jovem Danilo Bezerra, que montou uma biblioteca comunitária no município de Almino Afonso, o atleta Diego Henrique Cavalcante, que conquistou o índice olímpico e se destaca em competições nacionais de atletismo, professores que desenvolveram projetos inovadores para melhoria do ensino, escolas que estão fazendo a diferença e mudando a cara da Educação no Estado.

Na área da Cultura, serão homenageados personagens de destaque como o Mestre Severino do Coco, pelo trabalho com o Coco de Roda em Ponta Negra, Cecília Gonçalves, pelo trabalho com o Boi de Reis de Dona Cecília, o jornalista Woden Madruga e o escritor Iaperi Araújo.

Durante o evento, a Secretaria de Educação também divulgará o resultado do Prêmio de Gestão Escolar 2012, quando será conhecida a escola de melhor gestão do Estado. Esse ano, mais de 260 escolas se inscreveram para participar, se contrapondo ao número de 50 inscritas no ano passado. Os gestores tiveram que envolver a comunidade em uma avaliação da realidade escolar, realizando um diagnóstico das condições de ensino oferecidas pela escola e traçando um plano de ação.

A entrega das comendas é o último ato da semana que comemora os 511 anos de fundação do Rio Grande do Norte, a partir da colocação do Marco de Touros, em 7 de agosto de 1501, garantindo a posse das terras descobertas aos portugueses. A programação de aniversário começou na terça-feira (07), com ato cívico na praça da bandeira, do Centro Administrativo, e contou ainda com a abertura oficial do Agosto da Alegria, e o lançamento do Plano de Enfrentamento às Drogas do governo, o RN Vida.