segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Educação e Sebrae iniciam 2ª etapa de capacitação do projeto Despertar

A Secretaria de Estado da Educação e o SEBRAE iniciaram nesta segunda-feira (6) a segunda fase de capacitação dos professores envolvidos no Projeto Despertar – Empreendedorismo na Escola. O objetivo é formar os novos pedagogos que ingressaram no Despertar em 2012. Realizada no Centro de Treinamento da EMATER (CENTERN), em São José de Mipibu, a abertura do evento contou com a presença da secretária de Educação, Betania Ramalho.

A carga horária da capacitação, que ocorrerá até o sábado (11), é de 60 horas, com atividades realizadas nos horários matutino, vespertino e noturno. É um trabalho de imersão, em que os professores dedicam-se integralmente a estudar os princípios e os fundamentos teóricos do Empreendedorismo, além de receberem a metodologia para aplicação em sala de aula, que envolve vivencia de dinâmicas de grupo, reflexões, leituras de textos, estudos de caso, trabalhos práticos (externos) de busca de informações, bem como o conhecimento de todo o processo de implantação da metodologia na escola.

O Projeto Despertar é uma iniciativa que busca oferecer um maior impacto ao desenvolvimento da cultura empreendedora no Estado do Rio Grande do Norte e, ao mesmo tempo, propiciar perspectivas de criação de novos e pequenos negócios, a partir do estímulo ao conhecimento e do acesso à informação, para os alunos do Ensino Médio, da rede estadual de ensino. Ele foi implantado inicialmente em 2003, a partir de 13 escolas de Ensino Médio da rede estadual.

Novas diretrizes são traçadas para o combate ao crack e outras droga

Realizada na manhã desta segunda-feira (6), no auditório da Secretaria de Estado da Educação, a reunião ordinária de combate ao crack e a outras drogas discutiu novas diretrizes que vão ser tomadas pelo Conselho Estadual de Promoção da Paz nas Escolas, com o propósito de atingir êxito em suas ações.

A reunião contou com a presença de vários órgãos do governo e da sociedade civil organizada, como a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESAP), Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (SEJUC), Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) além de organizações não-governamentais representantes religiosos, Conselho Tutelar e Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (SINTE-RN).

O presidente do conselho, João Maria Mendonça de Moura, entende que o envolvimento de todos os interessados em fazer um trabalho de recuperação de adolescentes e combate ao uso das drogas é importante os objetivos sejam alcançados. Ele convocou ainda a presença de todo o conselho no lançamento do RN Vida, marcado para a próxima quinta-feira (9), a partir das 15h, no Centro de Convenções em Natal. O projeto é um plano de enfrentamento ao crack e a outras drogas, encabeçado pelo Governo do Estado.

RN comemora 511 anos de fundação


Ato cívico na praça da bandeira, no Centro Administrativo do Estado, irá marcar nesta terça-feira (07), o início das comemorações do aniversário do Rio Grande do Norte. Em 2012, estão sendo comemorados os 511 anos de fundação do Estado, a partir do marco de Touros, instalado em 7 de agosto de 1501.

Para comemorar a data, a Secretaria de Estado da Educação vai reunir aproximadamente trezentos alunos da rede estadual, integrantes de fanfarras das escolas Nestor Lima, Jean Mermoz e Judith Bezerra, para apresentações e hasteamento da bandeira do Rio Grande do Norte, às 8h30.

O evento desta terça-feira é apenas o primeiro de uma série que vai culminar com a entrega de comendas a alunos, professores, gestores e artistas potiguares, na sexta-feira (10), às 15h, no auditório da Seec. A entrega das comendas a estudantes e profissionais que contribuíram ou tiveram destaque na área da Educação e da Cultura, será realizada em parceria com a Secretaria Extraordinária da Cultura e vai contar com a presença da governadora Rosalba Ciarlini.

Ainda na programação da Semana do RN, consta a abertura oficial do Agosto da Alegria 2012, a partir das 16h da quarta-feira (08), no TAM, e o lançamento do programa de enfrentamento ao uso de drogas, RN Vida, na quinta-feira (09), a partir das 15h, no Centro de Convenções. A Secretaria de Estado da Educação é parceira de ambos os projetos.