quinta-feira, 19 de julho de 2012

Monitores do programa Mais Educação participam de oficinas em Mossoró

Com o objetivo de promover oficinas de dança, teatro e música, voltadas para os monitores do programa Mais Educação, a 12ª Diretoria Regional de Educação, DIRED Mossoró, realizou durante toda a semana mais uma edição do projeto Reviravolta. O trabalho de capacitação é feito em parceria com as companhias “Máscara” e “Pão Doce” de teatro.

A professora Socorro Bezerra, coordenadora do Programa Mais Educação em Mossoró, destacou que o projeto Reviravolta não contribui apenas para os monitores, mas também para os estudantes, pois desperta o aluno para o ensino e a aprendizagem de uma forma diferenciada. A opinião é compartilhada pela coordenadora da 12ª DIRED, Magali Delfino, que vê no Mais Educação um passo importante para a Escola de Tempo Integral.

Para o monitor Francisco Alexandre da Silva, que atua no programa com os alunos da Escola Estadual Luis Dantas, o Projeto Reviravolta tem uma linguagem universalizada em sua metodologia e as técnicas apresentadas oferecem um “oceano de conhecimentos” para aqueles que promovem o Mais Educação junto ao aluno.

Realizado pela Secretaria de Estado da Educação, em conjunto com o MEC, o Programa Mais Educação contempla hoje 68 escolas da rede estadual somente na região de Mossoró, fazendo com que aproximadamente oito mil estudantes ligados à 12ª DIRED permaneçam na escola durante todo o dia, uma vez que as atividades são realizadas no contraturno.

Entre as atividades desenvolvidas com os alunos estão Teatro, Dança, Capoeira, Rádio, Canto Coral, Ensino Coletivo de Corda, Flauta Doce, Percussão, Banda Fanfarra, Letramento, Matemática, Tecnologia da informação, Informática, Futebol, Futsal, Voleibol, Basquetebol, Basquete de rua, Recreação, Horta, Direitos Humanos, Karatê, Judô e Taekwondo.

Último dia para participar do Pronatec 2012.2

Os estudantes da rede estadual de ensino que desejam se inscrever em um dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Pronatec 2012.2 têm até essa sexta-feira (20) para enviarem seus dados. Podem participar do Programa de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego alunos das escolas estaduais, que estejam cursando o Ensino Médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir do 5º período. O endereço eletrônico para a inscrição é o www.pronatec.rn.gov.br

Em parceria com o Governo Federal, a Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Norte está oferecendo somente neste semestre, cerca de oito mil vagas para qualificação nas mais diversas áreas, em cursos oferecidos pelo SENAC, SENAI e UFRN, através da Escola Agrícola Jundiaí, Escola de Enfermagem e Escola de Música.

A lista completa dos cursos oferecidos está disponível no site e o resultado da seleção para os cursos de Formação Inicial e Continuada será divulgado no dia 25 de julho.  Após selecionado, o aluno deve ficar atento ao período de matrícula, que acontece entre os dias 1º e 8 de agosto para os cursos FIC. Para os cursos tecnológicos, com carga horária superior, as inscrições foram encerradas e as matrículas para os selecionados continuam abertas até o dia 27 de julho.

“Estamos seguindo para uma etapa importante do processo de seleção do Pronatec, pois os estudantes não podem deixar de efetivar a matrícula nas entidades para as quais foram selecionados. Já os alunos que não forem selecionados farão parte de um cadastro de reserva e serão convocados quando existirem vagas.”, ressaltou a secretária de Educação e entusiasta do programa, professora Betania Ramalho.

Inscrições para o CEEMs terminam nesta sexta-feira

Termina nesta sexta-feira (20) o período de inscrições para o Campeonato das Escolas Estaduais e Municipais (CEEMs), que envolvem estudantes da rede pública de Natal, Parnamirim, Macaíba, Extremoz e São Gonçalo, pertencentes a 1ª Diretoria Regional de Educação (DIRED). Os diretores interessados em inscrever sua escola deve acessar o site da Coordenadoria de Esportes da Secretaria de Estado da Educação, através do endereço www.educacao.rn.gov.br/codesp.

A abertura do CEEMs está marcada para o dia 16 de agosto, no Caic Lagoa Nova. No total, 22 modalidades estarão em disputa durante os 10 dias de competição, envolvendo atletas nas categorias Mirim, Infantil e Juvenil. Essa é a vigésima primeira edição do evento, que serve de preparação para os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNs), que acontecem em outubro.