terça-feira, 26 de junho de 2012

Escolas estaduais de Natal serão as primeiras a implementar o SIGEduc


As 10 maiores escolas estaduais de Natal serão as primeiras a testar o Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc), que vai permitir aos usuários envolvidos um direcionamento mais organizado das ações do espaço em que estão envolvidos. O SIGEduc foi construído nos mesmos moldes do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que é referência para as universidades do país.

Em reunião na Secretaria de Estado da Educação, as escolas tiveram um primeiro contato com o novo sistema de customização da educação, que começa a funcionar no mês de julho. Para isso, diretores e professores dos colégios receberão treinamento especifico voltado para o funcionamento das ferramentas disponíveis.

O novo sistema de gestão da educação contemplará os ensinos fundamental e médio nas modalidades Normal, Inovador e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nessas especificações, os alunos interessados em ingressar no ensino público estadual das 10 escolas poderão realizar a matrícula online e verificar o deferimento da mesma, além de saber quais as unidades disponíveis e seus endereços. As escolas, por sua vez, irão disponibilizar o calendário escolar e o quadro de professores pertencente às unidades.

Assim como no SIGAA, o SIGEduc vai permitir fóruns de discussão, possibilidade de baixar material inserido pelo professor e verificar notas e faltas. O projeto de implementação do sistema é de responsabilidade da SEEC. A UFRN cedeu as licenças e o estado contratou a adaptação. A implementação total com início de uso do sistema está previsto para o mês de outubro, de acordo com os períodos das matrículas.

Após inserido em Natal, a idéia da SEEC é disponibilizar o SIGAEduc para todos os municípios do Rio Grande do Norte. Entre as escolas selecionadas para o projeto piloto de implatanção estão Wilson Churchil, Floriano Cavalcanti, Atheneu, Walfredo Gurgel, Berillo Wanderley e Anísio Teixeira.

Nova Rede de Dados começa a ser instalada em julho

O Grupo de Processamento de Dados da Secretaria de Estado da Educação iniciou os trabalhos para implantação da nova rede lógica de seu prédio, no Centro Administrativo. De acordo com a coordenadora do GPD, Ana Paula Oliveira, a rede atual foi implantada há 14 anos, para um número de computadores três vezes menor que o atual, daí a necessidade de substituição.

“Com o tempo a rede ficou subdimensionada para o volume de trabalho que os técnicos da secretaria apresentam. Sem falar que apresentou problemas de acesso aos sistemas integrados de informação, até por não acompanhar os avanços tecnológicos.”, ressaltou Ana Paula, que pretende concluir a substituição de toda a rede em quatro meses.

A instalação da nova rede de dados em cabo de fibra óptica e sem fio está prevista para começar no dia 9 de julho. A obra será executada pela empresa Red!Sul, de Curitiba, que atua no mercado desde 1985 e tem clientes como a Infraero, Receita Federal e Petrobras.

Especialistas da empresa fizeram inspeção na secretaria e em seguida elaboram um relatório com as principais deficiências no setor. Notaram que a rede atual, implantada há 12 anos, foi adaptada para o funcionamento de 100 computadores e hoje atende cerca de 600 máquinas. Além disso, observaram que a rede é vulnerável e que a distribuição dos cabos precisa ser reorganizada.

Diante dessa situação, a Red!Sul elaborou propostas para instalação de 300 pontos de rede de dados, 24 links ópticos em cabo de seis fibras cada, dois controladores wireless, 40 pontos de rede sem fio e treinamento de equipe técnica para operar a rede. Já os benefícios ficarão por conta da robustez no funcionamento, velocidade 10 vezes maior que a atual, redução de custo, uma vez que a tecnologia é de ponta e não vai exigir sucessivas trocas, além do gerenciamento do serviço por representantes da empresa que vão acompanhar o funcionamento da rede.

As instalações irão começar pelos corredores e logo depois passarão para as salas. A previsão é que o trabalho seja concluído até o 21 de setembro. Apesar da substituição, a coordenadora do GPD, Ana Paula Oliveira, afirma que os servidores podem ficar tranquilos quanto ao trabalho, pois a rede atual continuará funcionando até a finalização da substituição.

Ana Paula Oliveira destacou ainda a importância dessa atualização para agilizar o atendimento das necessidades dos servidores da rede estadual de ensino e, consequentemente, dos pais e alunos. “É uma atualização que traz benefícios para todos. Ela vai modernizar e facilitar as atividades desenvolvidas pela SEEC na área das Tecnologias de Informação.”, concluiu.

Trabalho conjunto para os Jogos Sulamericanos Escolares


A secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho, participou nesta segunda-feira, 25, de uma reunião com a Governadora Rosalba Ciarlini, para tratar dos Jogos Sulamericanos Escolares, marcados para acontecer em Natal, entre os dias 29 de novembro e 6 de dezembro deste ano.

A reunião teve o objetivo de integrar as secretarias envolvidas na realização do evento que contará com a participação de delegações de atletas escolares de 12 países da América do Sul. O objetivo do Governo é fazer um evento de grande porte e festivo que sirva de cartão de visita da cidade de Natal, e do Rio Grande do Norte, impulsionando o esporte e o turismo.

Além da secretária de Educação, participaram da reunião os secretários de Estado do Esporte e do Lazer, Joacy Bastos, da Cultura, Isaura Rosado, do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho, e do Turismo, Renato Fernandes. Também estiveram presentes representantes da Secretaria de Planejamento, da Segurança e Defesa Social, e do Trabalho e Assistência Social.

Com informações da Assessoria de Imprensa da SEEL