quinta-feira, 14 de junho de 2012

Escola Presidente Roosevelt promove Feira das Civilizações

Começa nesta sexta-feira (15) a Feira das Civilizações da Escola Estadual Presidente Roosevelt, de Parnamirim. Será o fechamento de um projeto em que alunos de 1ª e 2ª Séries do Ensino Médio tiveram de pesquisar, conhecer e divulgar o que aprenderam sobre quatro civilizações: Roma, Grécia, Israel e Brasil.

As apresentações culturais das turmas envolvidas na abertura estão programadas para acontecer a partir das 8h, com o tema “cantando forte sobre as nações”. Já a feira propriamente dita irá ocorrer durante a próxima semana, entre os dias 18 e 22 de junho. Será apresentada uma nação por dia, entre 8h e 11h.

De acordo com a programação, a civilização de Israel será apresentada na segunda-feira (18), do Brasil, na terça-feira (19), da Grécia, na quarta-feira (20), e Roma, na quinta-feira (21). Na sexta-feira (22), o encerramento se dará com palestra elaborada pelo Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas (DLLEM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Para a professora de História e coordenadora do projeto, Telma Padilha Lima, trabalhos como esse facilitam a ampliação do conhecimento dos alunos sobre as nações. “Até porque eles não vão apenas conhecer, mas explicar para os visitantes como se fossem autoridades no assunto, aspectos culturais, geográficos, sociais e religiosos dessas nações.”, disse a professora.

Após o evento, os alunos irão elaborar um trabalho para a disciplina de História, sintetizando o que foi apresentado e o que aprenderam sobre o tema.

Núcleo da Paz promove envento para apresentar parceiros


O Núcleo de Educação para a Paz da Secretaria de Estado da Educação promove na próxima quarta-feira, 20, o Encontro de Socialização de Parcerias, que tem como público alvo os gestores e coordenadores das Diretorias Regionais de Educação (DIREDs).

O objetivo do evento é divulgar e socializar projetos antidrogas ligados ao Núcleo, assim como o seu funcionamento e metodologias aplicadas juntamente com instituições parceiras, como Conselho Estadual de Entorpecentes (CONEN), Conselho Estadual de Promoção da Paz nas Escolas (CONEPPE); União dos Escoteiros do Brasil (UEB), através do projeto Escotismo nas escolas; Programa Educacional de Resistências às Drogas (PROERD) e Instituto Bem Viver.

A programação começa às 8h com o cadastramento no auditório Angélica Moura, da Secretaria de Estado da Educação. A partir das 8h30, haverá a abertura oficial com a secretária Betania Ramalho, seguida pela apresentação dos projetos parceiros.

Confira a programação completa:

8h30 - Abertura
Betania Leite Ramalho, Secretária de Estado da Educação

9h - Apresentação do Conselho Estadual de Promoção da Paz nas Escolas (CONEPPE) e da Equipe do Núcleo Estadual de Educação para a Paz e Direitos Humanos (NEEPDH-SEEC)
João Maria Mendonça de Moura, Presidente do Conselho Estadual de Promoção da Paz nas Escolas e Coordenador da Equipe do Núcleo Estadual de Educação para a Paz e Direitos Humanos

9h30Apresentação do Projeto Escotismo nas Escolas
Mário Leidson P. Fagundes, Diretor Executivo da União dos Escoteiros do Brasil - RN

9h45Apresentação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) e Ronda Escolar.
Ten. Cel. PM Margarida Brandão Fernandes, Coordenadora Estadual do PROERD

10h15Apresentação do Conselho Estadual de Entorpecentes (CONEN)
Dr. Magnus Barreto, Presidente do CONEN

10h30Apresentação do Projeto Ou Droga ou Vida
Antônio Monteiro de Souza, Presidente do Instituto Bem Viver

10h45Apresentação do Projeto de Mobilização Social pela Educação
Ione Campos Freire, Presidente do Comitê de Mobilização Social pela Educação

11hEsclarecimentos e encaminhamentos

11h30Encerramento

Região Oeste recebe Seminário de Prevenção ao Uso de Drogas

Os municípios de Apodi e Pau dos Ferros receberam nos dias 11 e 12 de junho, o I Seminário de Sensibilização e Prevenção ao Uso de Drogas e os Fenômenos das Violências, promovido pelo Núcleo Estadual de Educação para a Paz e Direitos Humanos da Secretaria de Educação.

A programação foi realizada em parceria com a equipe das 13ª e 15ª Diretorias Regionais de Educação, e contou com palestras de profissionais das áreas da saúde, segurança, assistência social, justiça, gestores, educadores e Lideranças religiosas. Além disso, houve debates, mesa-redonda e palestras sobre bullying.

Além disso, o seminário serviu para sociabilizar as ações desenvolvidas pelo Núcleo Estadual de Educação para a Paz e seus parceiros.