sábado, 2 de junho de 2012

CODESP realiza Encontro Anual do Programa Escola Aberta


A Escola Estadual União do Povo, recebeu neste sábado, 2, o Encontro Anual do Programa Escola Aberta, realizado pela Coordenadoria de Esportes, da Secretaria de Estado da Educação. De acordo com o responsável pela CODESP, Oswaldo Gomes, o objetivo do evento foi realizar uma amostragem das atividades desenvolvidas pelo projeto e proporcionar uma troca de experiência entre os profissionais envolvidos.

Entre as unidades de ensino de Natal, o programa executado pela SEEC, em parceria com o Ministério da Educação, é desenvolvido nas Escolas Estaduais Aldo Fernandes de Melo, Dom José Adelino Dantas, 12 de outubro, Professora Josefa Sampaio, Professora Maria Queiroz e União do Povo.

O projeto incentiva e apoia a abertura, nos finais de semana, de escolas públicas de educação básica localizadas em territórios de vulnerabilidade social. Em parceria, a comunidade escolar e a do entorno ampliam sua integração planejando e executando atividades educativas, culturais, artísticas e esportivas.

As ações dos finais de semana são realizadas a partir de consultas à escola e do diagnóstico da comunidade para identificar demandas locais, pessoas e instituições que se proponham a compartilhar seus conhecimentos, habilidades e competências de forma voluntária. As atividades são organizadas no formato de oficinas, palestras e cursos, envolvendo alunos, jovens, crianças, adultos, pais, responsáveis e idosos. 

Encontros Regionais de Educação Física continuam em junho


A Coordenadoria de Esportes (CODESP), da Secretaria de Estado da Educação, dá continuidade aos seminários regionais de Educação Física, que realiza desde o mês de abril, com os profissionais da área, nas 16 Diretorias Regionais de Ensino. De 4 a 6 de junho é a vez do encontro com os professores das DIRED de Umarizal e Pau Dos Ferros, responsáveis por 35 municípios do Alto Oeste. Por fim, de 11 a 13 de junho, acontece o encontro com os educadores das DIRED de Angicos e Assu, que atendem a 15 municípios das regiões Central e Vale do Assu.

Na programação, palestras com estratégias para saúde e qualidade de vida através da Educação Física, planejamento escolar e iniciação esportiva. De acordo com o coordenador de Desportos da Secretaria da Educação, Oswaldo Gomes, o objetivo do encontro é debater um novo modelo da prática de educação física e do desporto escolar no Estado, envolvendo os mais interessados no assunto, que são os profissionais da área.

Já foram realizados encontros nas cidades de Natal, Parnamirim, Nova Cruz, Ceará Mirim, São Paulo do Potengi, Santa Cruz, Macau, João Câmara, Currais Novos e Caicó.

Gestores das escolas privadas de Natal são capacitados para o Educacenso


Márlio Forte
A Secretaria de Estado da Educação realizou nesta sexta-feira, 1º, o Primeiro Encontro do Censo Escolar da Educação Básica 2012, para as escolas da rede privada do município de Natal. O encontro aconteceu no auditório Angélica Moura, da SEEC, e teve com objetivo capacitar os gestores e representantes das escolas para trabalhar na coleta de dados do Educacenso. O treinamento foi realizado pelos técnicos da Assessoria Técnica de Planejamento da secretaria.

De acordo com a coordenadora do Censo Escolar 2012, Senise Doriana, a rede privada de Natal conta com 232 escolas declaradas no censo escolar em 2011. “Do total, 47 estão sendo trabalhadas diretamente com a Secretaria de Educação de Natal, em 2012, por serem conveniadas com o município; porém, a declaração dos dados dessas escolas não impossibilita o acompanhamento pela SEEC.”, completou a estatística.

A coleta de dados do Censo Escolar 2012 foi iniciada no último dia 30, quando foi aberto o Sistema Educacenso na internet. O período de coleta, digitação e exportação dos dados vai até o dia 30 de julho e o resultado preliminar deve ser publicado no Diário Oficial da União até o dia 15 de agosto. Após a publicação, as escolas terão 30 dias para conferência e correção dos dados listados nos relatórios.

A coordenadora do Censo Escolar, Senise Doriana, destaca ainda a importância da integração do trabalho da SEEC com a rede privada de Natal, estreitando os vínculos profissionais, pois a coleta dos dados contribui para a elaboração dos indicadores educacionais, à exemplo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- IDEB.

“Todas as escolas do estado, sejam públicas ou privadas, devem participar do Censo Escolar 2012. Aquela que não informar os dados será notificada extra judicialmente pelo Ministério da Educação. Já as escolas que não responderam ao Educacenso 2011, deverão atualizar e declarar seus dados em 2012. É o caso de 12 escolas privadas que deixaram de declarar no ano passado.”, concluiu Doriana.

A Secretaria de Estado da Educação também realizou treinamento com os técnicos das escolas públicas do Rio Grande do Norte. A capacitação aconteceu na semana anterior à abertura do Educacenso e reuniu representantes das Diretorias Regionais de Educação, DIRED, no auditório do Instituto de Formação de Professores Presidente Kennedy. Esses representantes servirão de multiplicadores em suas regiões.

O cadastramento dos dados do Educacenso deve ser efetuado através do site www.educacenso.inep.gov.br, onde o usuário deve preencher informações detalhadas sobre a escola, alunos, professores, turmas e auxiliares da Educação Infantil.