sexta-feira, 1 de junho de 2012

Estudantes da rede pública participam de Mostra de Profissões

Mais de três mil pré-vestibulandos das escolas estaduais de Natal participaram da quarta Mostra de Profissões da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, que aconteceu entre os dias 30 de maio e 1º de junho, no campus Central.

Matéria explica funcionamento do evento

O evento anual é destinado aos estudantes do ensino médio e demais pessoas interessadas em conhecer a oferta de cursos da UFRN e as possibilidades de profissionalização a estes vinculadas. O objetivo é ajudar aos jovens que pretendem ingressar na universidade a escolher o curso de graduação com base no conhecimento do perfil profissional de cada área de formação.

Para que os estudantes da rede pública também participassem da programação, a Secretaria de Educação do Estado, através da Subcoordenadoria de Ensino Médio, elaborou um cronograma de visitação e forneceu transporte escolar aos alunos.

Quem deixou de ir à mostra pode acessar o site www.escolha.ufrn.br para saber mais sobre os cursos disponibilizados pela universidade.

As imagens são de Leandro Menezes




Secretaria de Educação realiza Semana de Meio Ambiente


O Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Estado da Educação realiza entre os dias 4 e 6 de junho, no Centro Administrativo, a Semana de Meio Ambiente, com o tema “A Rio+20 também é aqui”. O objetivo é discutir a inserção da Educação Ambiental nos currículos escolares, socializar experiências exitosas das escolas e promover uma caminhada ecológica.

A programação será aberta na segunda-feira, 4, com Aula-passeio no Barco-Escola pelo estuário do Rio Potengi. Na terça-feira, 5, as atividades serão concentradas no auditório Angélica Moura, da SEEC, com palestra do professor Thiago Mesquita, da UnP, sobre o Sistema de Gestão Ambiental no Contexto Educacional, e mesa redonda com professores da Educação Básica, para debater os desafios da inserção da Educação Ambiental nos currículos escolares.

Ainda na terça-feira, haverá apresentação de experiências exitosas e exposição de trabalhos das escolas e setores da SEEC no pátio da secretaria. O terceiro dia da programação será dedicado a uma caminhada ecológica no Centro Administrativo, a partir das 8h. Devem participar técnicos da Educação, gestores, coordenadores, alunos e sociedade civil.

PROGRAMAÇÃO

Segunda, 4 de junho
9h – Aula-passeio no Barco Escola
Local: Estuário do Rio Potengi

Terça, 5 de junho
8h – Hino Nacional (Banda da E. E. Nestor Lima)
Local: Praça do Centro Administrativo

8h30 – Abertura Oficial da Semana do Meio Ambiente
Local: Auditório Angélica Moura/SEEC

9h às 17h – Exposição de trabalhos das escolas e setores da SEEC

9h20 – Palestra
Tema: Sistema de Gestão Ambiental no Contexto Educacional
Palestrante: Prof. Thiago Mesquita, UnP
Local: Auditório Angélica Moura/SEEC

10h – Mesa redonda
Tema: Desafios da inserção da Educação Ambiental nos currículos escolares
Coordenadora da Mesa

14h – Apresentação de experiências exitosas
Local: Auditório Angélica Moura/SEEC

Quarta, 6 de junho
8h – Caminhada Ecológica
Local: Centro Administrativo

Futsal, voleibol e xadrez estão na programação dos Jerninhos para o fim de semana


Futsal, voleibol e xadrez são as modalidades que estarão sendo disputadas neste fim de semana de Jerninhos. As classificatórias do voleibol acontecem neste sábado, 2, pela manhã, no ginásio da FACEX. Já as finais estão programadas para a manhã do domingo, 3, no mesmo local.

As competições do Xadrez serão disputadas a partir das 8h deste sábado, no Colégio Salesiano São José e devem se prolongar até o início da noite. Os campeões serão conhecidos no mesmo dia. Já os jogos de Futsal, acontecem no sábado e no domingo, pela manhã e à tarde, no Ginásio do CAIC Lagoa Nova.

Mais de 1.400 atletas, de 75 escolas públicas e privadas do Estado, participam da edição 2012 dos Jogos Escolares do Ensino Fundamental. As competições são organizadas pela Coordenadoria de Esportes da Secretaria de Estado da Educação, Codesp/SEEC.

A programação completa dos jogos, com datas, horários e locais de provas, além dos medalhistas nas modalidades que já tiveram suas atividades encerradas está disponível no site www.educacao.rn.gov.br/codesp.

Jogada contra Dengue


A Escola Estadual Rômulo Wanderley, na Zona Norte de Natal, encerrou esta semana as atividades do projeto “Jogada Contra Denque”, com um jantar oferecido aos pais e alunos da unidade. Segundo a professora Mytercia Bezerra, além de promover integração entre família e escola, o evento serviu de alerta para a colaboração e união de todos no combate ao mosquito transmissor da dengue.

Para quem não lembra, Mytercia Bezerra é a professora que criou um jogo educativo com atividades preventivas contra a Dengue. Veja matéria completa aqui
No encerramento do projeto, foram realizadas várias dinâmicas, como apresentações de dança e entrega de livros com as fábulas e paródias produzidas pelos alunos sobre o tema.