sábado, 26 de maio de 2012

Professores participam de oficina do Prêmio Jovens Cientistas



Vídeo da Campanha 2012 do PJC

A Secretaria de Estado da Educação, em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, realizou na última sexta-feira, a Oficina de Formação de Professores para o Prêmio Jovem Cientista, que ocorreu no auditório da Escola Estadual Edgar Barbosa. A secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho, participou do evento e ressaltou a importância de se incentivar a iniciação científica entre os estudantes do Ensino Médio da rede pública.

Segundo os organizadores, um dos principais resultados do Prêmio Jovem Cientista é a constatação de que a maioria dos agraciados prospera fazendo ciência e tecnologia, seja em empresas ou nos laboratórios das universidades e institutos de pesquisa.  Considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros, o projeto é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Roberto Marinho, da Gerdau e da GE.

Todos os anos, os organizadores do prêmio desenvolvem um material pedagógico de apoio aos professores do Ensino Médio. Nesta edição, eles foram mais além e ofereceram um dia de oficina para orientar os professores no uso desses materiais e na formulação de ideias inovadoras para tratar o tema do projeto junto à Comunidade Escolar.

Realizado desde 1981, o projeto apresenta bons números. São mais de 17 mil trabalhos inscritos; 167 estudantes e pesquisadores premiados, concedendo o mesmo número de bolsas de estudos. 25 mil escolas do Ensino Médio mobilizadas anualmente e mais de 3 mil instituições de pesquisa e ensino da ciência envolvidas em seu processo de divulgação.

Inovação Tecnológica nos Esportes
Na edição deste ano, o prêmio se dedica a estimular estudantes, professores e pesquisadores a proporem soluções, por meio do esporte, que promovam a inclusão social, a saúde, o bem-estar e o aprimoramento da infraestrutura e das técnicas necessárias para a prática de exercícios físicos. Existe uma categoria especial para os estudantes do Ensino Médio.