terça-feira, 22 de maio de 2012

Começam os trabalhos para o Censo Escolar 2012


A Secretaria de Estado da Educação realiza até esta quinta-feira, 24, o treinamento com os técnicos das Diretorias Regionais de Ensino que irão trabalhar na coleta de dados do Censo Escolar 2012.  A abertura do encontro foi realizada na manhã desta terça-feira, 22, no auditório do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy e contou com a presença da secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho.

Em sua fala, a coordenadora do Censo Escolar 2012 no Rio Grande do Norte, Cenize Doriana, afirmou que as escolas devem ficar atentas para o envio de dados, que começa no próximo dia 30. Nesta primeira etapa do levantamento, as instituições de ensino devem informar ao Ministério da Educação (MEC) o número de alunos que estão matriculados e frequentando as aulas da Educação Básica, que compreende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

O prazo para a realização da primeira etapa do censo escolar 2012 vai até o dia 31 de julho e todas as escolas municipais e estaduais devem participar. Já segunda etapa acontece de 1º de fevereiro a 25 de março de 2013. Nessa fase, chamada de “situação do aluno”, serão coletadas informações mais detalhadas sobre os estudantes declarados na primeira fase.

A secretária Betania Ramalho falou da importância da escola fornecer esses dados ao Ministério da Educação, pois o levantamento serve de base para o repasse de recursos de programas do governo federal como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), Programa Nacional do Livro Didático, Transporte e Merenda Escolar.

Quem também participou da abertura dos trabalhos foi a coordenadora da Assessoria Técnica e de Planejamento da Secretaria de Educação, Elizabete Barbosa. Na ocasião, ela ressaltou o desempenho que o estado obteve na coleta de dados em 2011, quando atingiu 99,50% das escolas e enalteceu o comprometimento dos técnicos nas atividades do censo.


Durante o evento, foi repassado um notebook para cada DIRED utilizar na coleta de dados. A diretora da 1ª DIRED, professora Ana Alice, assinou o termo de cessão, representando os demais diretores.








Antes da abertura oficial, técnicos praticaram ginástica laboral.












Informação de que alunos estariam sentando no chão é falsa

A secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho, se surpreendeu ao tomar conhecimento da matéria que trata da falta de carteiras na Escola Estadual Tertuliano Ayres, publicada no último domingo, dia 20 de maio, pelo jornal O Mossoroense. De acordo com a secretária, os diretores, em todas as Direds, estão sendo atendidos de imediato nas demandas escolares com mobiliário e demais equipamentos para as escolas.

Betânia Ramalho informa ainda que há estoque de carteira no almoxarifado da secretaria, não procedendo portanto a afirmação da professora Cássia Câmara, do 5º ano da Escola Estadual Tertuliano Ayres, de que a falta de carteiras é um problema recorrente em todas as escolas do estado. Segundo ela, é falsa a afirmação de que os alunos estariam assistindo aula no chão, uma vez que a própria reportagem reconhece que estavam sendo utilizadas as cadeiras do programa Mais Educação.

Por fim, a Secretaria de Estado da Educação anuncia que foi autorizado o envio de 70 novas carteiras para a Escola Estadual Tertuliano Ayres. A entrega dos equipamentos deve ser feita ainda nesta quarta-feira, 23.

Articulador da SBPC Jovem faz convite para evento nacional



Quem esteve visitando recentemente a Secretaria de Estado da Educação foi o consultor e articulador da SBPC Jovem, GHustavo Távora. Ele veio fazer um convite para que as escolas estaduais participem do encontro que a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência vai realizar de 22 a 27 de julho, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís. O encontro deve reunir milhares de estudantes de todo o país.

"As escolas estaduais do Rio Grande do Norte têm muito a apresentar num evento da dimensão da SBPC Jovem. Os projetos que fizeram sucesso na Feira de Ciências da USP, este ano, têm tudo para repetir o êxito na SBPC Jovem.", diz o consultor do evento.

Outras informações sobre o evento podem ser encontradas no site www.sbpcjovem.com


O consultor e articulador GHustavo Távora, em conversa com a coordenadora de Desenvolvimento Escolar da Secretaria de Educação, Isabel Pinheiro, a subcoordenadora de Ensino Médio, professora Aliete Bormann e a professora Nádia Fialho.