domingo, 20 de maio de 2012

Assista aos vídeos do projeto Descomplicando a língua

A palestra da professora Maria da Penha Casado, que abriu as oficinas sobre Gêneros Textuais/Discursivos, do projeto "Descomplicando a Língua", já está disponível na web. "Análise Dialógica do Discurso e a abordagem dos gêneros discursivos" foi o tema da apresentação, disponibilizada em duas partes:


Watch live video from CajuTV on Justin.tv

Clique aqui para assistir à segunda parte da palestra


A professora Maria da Penha Casado Alves possui mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem na área de Linguístiica Aplicada. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em estudos da linguagem a partir das reflexões de Bakhtin e o círculo, atuando, principalmente, nos seguintes temas: gêneros do discurso, estilo, ensino de Língua Portuguesa, avaliação do livro didático, leitura e escrita na esfera escolar.

Descomplicando a língua

O projeto “Descomplicando a Língua”, realizado pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Centro de Aperfeiçoamento de Língua e Linguagem, (CALL), iniciou na última sexta-feira, 18, uma série de oficinas para capacitar professores na área de linguagens, códigos e suas tecnologias.

A Secretária de Educação, Betania Ramalho, participou da abertura das oficinas


O objetivo é desenvolver atividades com gêneros textuais e discursivos, apresentando perspectivas de articulação, teoria e prática, com foco no aperfeiçoamento do trabalho dos professores de Língua Portuguesa, Literatura, Artes, e outras áreas do conhecimento. No total, serão seis encontros com professores qualificados na área.

A professora Maria da Penha Casado, da UFRN, foi a responsável pela primeira palestra. Com ela, o professor Rosemberg Ramalho, do Call, e a secretária Betania Ramalho.

Durante o encontro da última sexta-feira, 18, a professora Maria da Penha Casado falou sobre o tema: “Análise Dialógica do Discurso e a abordagem dos gêneros discursivos”. No sábado, 19, pela manhã, foi a vez do professor Marco Aurélio Barbosa, do CALL.


A programação segue na próxima sexta-feira, 25, a partir das 19h, com a professora Maria Augusta Reinald.

No dia 26, das 8h às 12h, o encontro será com a professora Maria Auxiliadora Bezerra. Ambas são da Universidade Federal de Campina Grande.

Dia 1º de junho, das 19h às 22h, a professora Maria das Graças Rodrigues, da UFRN, faz palestra. Já no dia 2, das 8h às 12h, a programação será encerrada com a professora Ângela Paiva Dionísio, da Universidade Federal de Pernambuco.

Todas as palestras estão ocorrendo no auditório do CALL, localizado na Rua Antonio Campos, 1840, bairro de Lagoa Nova, Natal, com transmissão ao vivo pelo site www.descomplicandoalingua.com.br.

Projeto piloto do SIGEduc começa em julho

O Grupo de Processamento de Dados da Secretaria de Estado da Educação, GPD, apresentou à secretária Betania Ramalho, os avanços no desenvolvimento do SIGEduc, sistema que vai reunir todas as informações dos alunos da rede estadual de ensino. O projeto já está bem avançado e deve começar a ser colocado a disposição das escolas no mês de julho, quando será iniciada uma etapa piloto, com três grandes unidades de ensino de Natal. A previsão é que em 2013 as matrículas de todos os estudantes da rede já possam ser feitas pela ferramenta, que é uma das grandes apostas da atual gestão.