segunda-feira, 30 de abril de 2012

Orgulho da Educação Pública, alunos de Umarizal são recebidos com homenagem

Foi bastante prestigiada a recepção que a Secretaria de Estado da Educação preparou para os três estudantes de Umarizal que conquistaram o primeiro lugar geral na Feira Internacional de Empreendedorismo Produtivo, Ciências e Cultura do Equador.

Jonas Medeiros, Marcondes Matheus e Flávia Kaliny desembarcaram no Aeroporto Augusto Severo, nesta segunda-feira, 30, ao lado do professor José Everton. Eles foram recebidos por familiares e conterrâneos, que vieram do município do Alto Oeste Potiguar, receber as novas estrelas da rede estadual.

Do Aeroporto, eles seguiram para o auditório da Secretaria de Estado da Educação, onde receberam uma homenagem da secretária Betânia Ramalho. Receberam livros, prêmios e a atenção dos repórteres que foram saber de perto quem são os alunos da Escola Estadual 11 de agosto que criaram o seu próprio sistema de energia eólica e se destacaram em meio a estudantes de vários países da América do Sul.

Emoção na chegada dos estudantes

Os alunos de Umarizal já haviam participado de 13 a 15 de março, da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Febrace, realizada na USP, em São Paulo. Lá eles foram selecionados pela Rede do Programa de Olimpíadas de Conhecimento para o evento no Equador, que ocorreu entre os dias 26 e 28 de abril.

Nesta primeira edição, além do Brasil e Equador, foram apresentados projetos do Peru e Uruguai. Os projetos foram selecionados em função de sua pertinência ao foco do evento, ao rigor científico apresentado e pelo seu impacto social.

Na saída do Aeroporto, jovens exibem orgulhosos o troféu de primeiro lugar na feira internacional 











Grupo de Umarizal foi recepcionado na Secretaria de Educação pela secretária Betania Ramalho e pela presidente da Fundação de Apoio a Pesquisa do Rio Grande do Norte, FAPERN, Maria Bernadete Cordeiro.


Secretaria investe na capacitação de equipe técnica


Os técnicos da Secretaria de Estado da Educação estão em constante atualização. Prova disso é que a coordenadora executiva de projetos da secretaria, Rosângela de Holanda Argelim, e a técnica Jailma de Oliveira Carvalho, da Assessoria técnica e de Planejamento, participaram do Curso Internacional de Planejamento Estratégico do Desenvolvimento Regional e Local, no período de 8 de março a 27 de abril.

Promovido em parceria do Ministério da Integração Nacional com a Secretaria de Estado do Planejamento, o Instituto Latino-Americano e do Caribe de Planejamento Econômico e Social, ILPES, e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, IICA, o curso ofereceu aulas à distância e presenciais, com o objetivo de capacitar agentes públicos para elaboração de planejamento estratégico do desenvolvimento regional, abrangendo aspectos econômicos, sociais e políticos, por meio de técnicas e métodos práticos de planejamento.

No total, foram 160 horas de carga horária. As aulas presenciais ocorreram no Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde, CEFOPE, em Natal.