segunda-feira, 26 de março de 2012

Governo do Estado abre 5.400 vagas em cursos do Pronatec 2012


A Secretaria Estadual de Educação apresentou na manhã desta segunda, 26, a oferta de vagas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O lançamento ocorreu no auditório da Governadoria e contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, da Secretária de Educação, Betânia Ramalho, e dos representantes das entidades parceiras.

90 escolas de 13 municípios do Rio Grande do Norte serão atendidas na segunda edição do programa, que vai contar com a parceira do SENAC, SENAI, UFRN e IFRN. Neste primeiro semestre, serão contempladas 40 escolas estaduais em Natal, 16 em Mossoró, quatro em Caicó, duas em Pau dos Ferros, e outras 20 escolas distribuídas nos municípios de Parnamirim, Macaíba, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Arês, Goianinha e Maxaranguape. No total, serão oferecidas 5.471 vagas, sendo 4.604 para os cursos de Formação Inicial Continuada e 867 para os cursos Técnicos Profissionalizantes de Nível Médio.

Em seu discurso, a governadora Rosalba Ciarlini lembrou que acompanhou as primeiras reuniões para elaboração do Pronatec, quando ainda fazia parte da Comissão de Educação do Senado Federal, e disse que o programa deve ser ampliado nos próximos anos. "O trabalho em torno da Educação Técnica e Profissionalizante no estado está apenas começando e será reforçado com a ampliação de 10 escolas em várias regiões, com o objetivo de torná-las escolas técnicas. Sem falar que outras 64 escolas serão adaptadas".

Para a secretária de Educação, o Pronatec é um programa fundamental para o desenvolvimento de uma nova escola, porque concilia Educação Escolar com Ensino Profissionalizante e os parceiros tem papel essencial nesse processo. "Não é a mesma coisa formar para educação regular e educar para uma profissão, daí a importância da parceria de entidades que já tem experiência com cursos profissionalizantes", complementou.

Betânia Ramalho lembrou ainda que o programa é um passo importante para a Escola de Tempo Integral. "Os cursos serão oferecidos no contra turno, onde os estudantes que têm suas aulas normais pela manhã, poderão participar do Pronatec à tarde ou à noite. Isso vai fazer a diferença na vida desses jovens."

Todos os estudantes do Ensino Médio da rede estadual de ensino podem participar do Pronatec. As inscrições ocorrem nas escolas participantes e no site www.educacao.rn.gov.br até a próxima sexta-feira, 30 de março.