domingo, 25 de março de 2012

Secretaria capacita técnicos e professores para Olimpíada de Língua Portuguesa

A cada dois anos, os estudantes da rede pública de ensino participam da Olimpíada de Língua Portuguesa, promovida pelo Ministério da Educação. As inscrições para a edição deste ano já estão abertas e a seleção dos textos será realizada no final do ano.

Nesse primeiro momento, a Secretaria Estadual de Educação se prepara para capacitar os professores da rede, que irão trabalhar com alunos os Gêneros Textuais e as Sequências Didáticas propostas pela Olimpíada. Antes disso, 40 técnicos da SEEC e DIRED, responsáveis pela formação desses professores, serão capacitados no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, IFESP.

A capacitação dos técnicos começa nesta segunda, 26, e vai até a quarta, 28. Já a formação dos professores será realizada na segunda semana de abril.

SOBRE A OLIMPÍADA
A Olimpíada de Língua Portuguesa é um programa de formação de professores desenvolvido pelo MEC, com o objetivo de aprimorar o ensino da escrita. A estratégia é realizar um concurso nacional de produção de textos, no qual alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, são premiados por suas produções literárias desenvolvidas em sala de aula ao longo do período letivo.

A Olimpíada contempla quatro gêneros textuais: poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião. Para orientar o professor, uma coleção de materiais é enviada a todas as escolas públicas do Brasil, incluindo coletânea de textos literários e CD-Rom multimídia.