terça-feira, 20 de março de 2012

Projeto de estudantes da rede estadual recebe destaque da UNESCO


 
O projeto de física dos estudantes da Escola Estadual Cristóvão Colombo de Queiroz, do município de Doutor Severiano, foi selecionado pela UNESCO para participar da Feira de Ciências durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20. A conferência será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 22 de junho de 2012.

Apresentado durante a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia 2012, na USP, o projeto "Energia Solar: uma alternativa sustentável para promover economia" foi desenvolvido pelos estudantes da 2ª Série do Ensino Médio - Josemar Gomes da Silva Júnior, Sara Sebastiana Nogueira e Edilton Antonio de Oliveira, com a orientação do professor José Nilton de Souza.

SOBRE O PROJETO
Ao perceberam que o consumo de gás de cozinha para fazer a merenda era grande, os alunos levaram o problema para ser debatido na aula de Física.

Acompanhados pelo professor, pesquisaram sobre o assunto e desenvolverem experimentos. Foi então que decidiram construir um aquecedor solar de material reciclável, utilizando canos de PVC, papelão e garrafas Pet. Constataram, em média, um aumento na temperatura da água da ordem de 10 graus em relação a que era utilizada sem o aquecedor.

O aumento na temperatura da água reduziu o tempo de cozimento dos alimentos no fogão em torno de 25% e consequentemente o consumo de gás.