sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Governo do RN lança o SIGEduc

A governadora Rosalba Ciarlini e a secretária de Educação, Betania Ramalho, lançaram nesta quinta-feira (23), o Sistema de Gestão da Educação do Rio Grande do Norte, SIGEduc. O lançamento ocorreu no Centro de Convenções do Praiamar Hotel e reuniu 500 diretores e técnicos das escolas de Natal, local onde o sistema será implantando inicialmente.

A implantação do SIGEduc possibilitará um avanço significativo na qualidade da educação. Será um recurso decisivo para modernizar as rotinas de gestão de maneira que a Secretaria de Educação esteja mais presente, acompanhando e apoiando o trabalho dos gestores, professores e demais profissionais que integram a escola. O SIGEduc integra-se ao Sistema de Gestão de Pessoas da SEEC - SAGEP e ao banco de dados do INEP.

Entre os principais benefícios estão a matrícula on line para novos estudantes, estudantes atuais, transferências da rede, o aplicativo Diário de Classe para tablets, transparência e acesso aos dados escolares, mapa georeferenciado, com localização das escolas da rede por mapas e rotas de transporte coletivo escolar, dados sobre a vida escolar do aluno e perfil dos professores, por escola, organização das turmas de alunos por série e modalidades de ensino, vagas disponíveis por escola, reordenamento e enturmação de alunos e acesso ao Diário de Classe.

As escolas da rede estadual de Natal serão as primeiras a trabalhar com o novo sistema já a partir do próximo mês de setembro, quando será realizado um treinamento com técnicos e gestores de todas as unidades. No dia 3 de outubro começa a matrícula para alunos especiais, dando início ao funcionamento do SIGEduc. Os gestores das dez maiores escolas estaduais da capital já foram apresentados ao sistema.

Imagens de Márlio Forte:






















Imagens de Ivanízio Ramos: